Depois que você pendura carros no teto do palco, não há muito mais que se possa fazer. E esse era apenas um dos elementos da grandiosa experiência criada para divulgar o ambicioso disco Achtung Baby. Entre imagens de televisão e transmissões ao vivo de outros lugares, Bono ainda incorporava vários personagens. Depois disso, os shows de rock nunca mais foram os mesmos.
Clique e ouça: "The Fly", "One", "Ultraviolet (Light My Way)" e "Lemon"
Após um hiato de dois anos, o U2 não apenas voltou aos holofotes para retomar o trono do rock, mas para revolucioná-lo. O disco "Achtung Baby" reaproximou a banda dos timbres europeus, afastou qualquer traço de obviedade do som em uma época em que todo mundo queria ser o U2 de "Joshua Tree" e construiu uma carapaça sonora que até hoje ecoa modernidade. A turnê conseguiu refletir as ideias do álbum e da nova identidade da banda, irônica, sexy e carregada no visual. Foi criada a Zoo TV, o conceito de shows que mudou para sempre o rock. O uso de vídeos, interação com o público, links ao vivo, carros pendurados, telões gigantes, frases de efeito desconexas, personagens teatrais e dançarinas em um pacote ousado e coeso até hoje permanece inimitável. Os fãs do U2 dos anos 1980 estranharam a mudança. Muitos não entenderam a piada por trás dos disfarces de Bono (caubói em terno de prata, McPhisto, o demônio capitalista), mas sem dúvida é a fase mais criativa do grupo, que ainda rendeu o disco "Zooropa", gravado durante a turnê, e dois registros em vídeo.
Clique e ouça: "The Fly", "One", "Ultraviolet (Light My Way)" e "Lemon"
Curiosidade: O U2 assumiu o papel de rockstar e as consequências foram bizarras. The Edge casou com a dançarina Morleigh Steinberg, que fazia a dança do ventre em "Mysterious Ways" durante a tour. O baixista Adam Clayton teve um relacionamento com a top model Naomi Campbell e voltou a beber muito, o levando a perder um show em Sydney, Austrália - foi a primeira e única vez que o U2 subiu ao palco sem um membro titular, substituído por um técnico. Bono ainda conseguiu levar Salman Rushdie para o estádio Wembley, em Londres, quando o escritor de "Os Versos Satânicos" ainda era caçado por muçulmanos radicais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário