segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

U2 - Stay (Faraway, So Close!) acoustic


Composição - Bono, The Edge, Adam Clayton, Larry Mullen Jr.
Letrista - Bono

"Stay (Faraway, So Close!)" é uma canção da banda de rock irlandesa U2. É a quinta faixa de seu álbum de 1993, Zooropa, em 9 de setembro de 1993. A canção um sucesso no top 10 na Irlanda, Austrália, Reino Unido e vários outros países. O vídeo da música foi gravado em Berlim, na Alemanha. A primeira encarnação da canção foi desenvolvida durante as sessões do álbum anterior de 1991, Achtung Baby. Ele foi escrito e inspirado por Frank Sinatra, dando seu sobrenome como título original do traballho da canção. Uma gravação alternativa foi utilizada no filme de Wim Wenders, Faraway, So Close!.

"Stay (Faraway, So Close!)" foi recebido pela crítica e nomeado a um Golden Globe Awards para "Melhor Canção Original". A canção fez sua estréia ao vivo na Zoo TV Tour, mas só foi realizada de forma intermitente em uma versão acústica ao longo da turnês subseqüentes. Os membros do U2 considerou-a como uma de suas canções favoritas; o guitarrista The Edge disse que era a melhor faixa do álbum, enquanto que o vocalista Bono afirmou que era uma de suas melhores criações.

"Stay (Faraway, So Close!)" foi inspirado pela música de Frank Sinatra.

A primeira encarnação de "Stay (Faraway, So Close!)" foi desenvolvido durante as sessões de gravação para Achtung Baby. Enquanto trabalhava no Hansa Ton Studios em Berlim, o guitarrista The Edge e o vocalista Bono criou o verso. O título da faixa foi dado como "Sinatra", em referência ao artista, cuja canção foi inspirada. O grupo retrabalhou na preparação de Zooropa. The Edge fez uma observação, dizendo que "a canção chegou até nós por partes". O baixista Adam Clayton disse que "era imaginar como iríamos construí-la. Quero dizer, ninguém vai nos confundir com a banda de suporte de Frank Sinatra. Um pequeno e humilde som de combinação é o que nós acabamos realmente de trabalhar, realmente funcionando. The Edge acrescentou: "Eu estava brincando no piano com algumas progressões de old-school (expressão referente à velha escola) de acordes tentando evocar o espírito de Frank Sinatra. Definitivamente, não é um rock n' roll tradicional". Ele elaborou uma progressão de acorde com base em antigas canções Tin Pan Alley.

"Bono costumava dizer que era para Frank Sinatra, mas precisávamos de músicas para Zooropa, então pensamos que teríamos uma chance". -  Adam Clayton.

Como as sessões de gravação tinha progredido, Wim Wenders se aproximou da banda e pediu-lhes uma canção para seu próximo filme, até o momento, Faraway, So Close! The Edge disse ouviu que Wim Winders estava procurando uma canção. Então, decidiu terminá-la. Os membros da banda assistiram ao filme, para que se inspirassem no modo da elaboração da canção. Bono disse: "O filme era sobre anjos a procura de seres humanos e que queriam estar na Terra. Porém, teriam que se tornar mortais. Esta era uma grande oportunidade para tocar com a possibilidade de querer algo do gênero, e por fim, o custo de tê-la". Duas versões da canção foram criados; o primeiro foi lançado em Zooropa, e o segundo foi lançado, com duração aproximadamente de dois minutos a mais, com uma performance diferente na guitarra e na bateria, sendo incluída na trilha sonora de Faraway, So Close!. Perto da conclusão da gravação, Bono mudou o título da canção para "Stay". Querendo ainda uma referência ao filme de Wenders, em seguida, ele mudou mais uma vez, para "Stay (Faraway, So Close!)".










Nenhum comentário:

Postar um comentário