sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

POPMART - 1997-1998

Foto: AE
A versão "musculosa" de Bono foi utilizada
durante os shows da Pop Mart Tour
Antes de o grupo começar a pensar em gravar "Pop", um projeto com Brian Eno foi levantado. Inicialmente, seria a trilha sonora de "The Pillow Book", de Peter Greenaway, mas depois de o filme ter sido cancelado, o conjunto e o produtor-agora-quinto-membro decidiram levar a música ambient adiante, criando o grupo Passengers, que lançou o disco "Original Soundtracks 1".

O interesse do U2 pela música eletrônica se intensificou e logo se espalhou que o novo álbum oficial seria uma "homenagem à cultura clubber". Um exagero. Apesar de o vídeo de "Discothèque" mostrar a banda em trajes de Village People, o projeto não foi tão radical assim. Os temas religiosos foram intensos e baladas como "If God Will Send His Angels" e "Wake Up Deadman" (uma sobra de "Zooropa") mostraram que "o disco de eletrônica" do U2 era mais um marketing dos músicos.

O álbum rendeu a überturnê PopMart, com o maior telão já criado para o showbiz, um limão móvel gigante e um arco em homenagem ao McDonald's que era visto até fora do estádio. E foi assim, em 1998, que o U2 passou pela primeira vez pelo Brasil, em um show complicadíssimo no Rio - inicialmente, seria no Maracanã, mas foi transferido para Jacarepaguá por problemas estruturais – e dois em São Paulo. Ao som de "Pop Muzik", Bono entrava no palco como um lutador de boxe e usava uma camiseta colada com desenhos de músculos. Não foi o momento mais brilhante do figurinista da banda.

Ouça: "Gone", "Please" e "If You Wear That Velvet Dress"
Curiosidade: O show no Maracanã não aconteceu porque a entrada do estádio era pequena para a passagem das peças do palco. Apesar dos problemas enfrentados no show no autódromo Nelson Piquet (um mega-trâmnsito fez com que grande parte do público perdesse boa parte da apresentação), The Edge lembra com carinho da passagem da banda. "Se Tóquio era a capital da Zoo TV, então o Rio de Janeiro era a capital do Pop."
POPMART - 1997-1998

Antes de o grupo começar a pensar em gravar "Pop", um projeto com Brian Eno foi levantado. Inicialmente, seria a trilha sonora de "The Pillow Book", de Peter Greenaway, mas depois de o filme ter sido cancelado, o conjunto e o produtor-agora-quinto-membro decidiram levar a música ambient adiante, criando o grupo Passengers, que lançou o disco "Original Soundtracks 1".

O interesse do U2 pela música eletrônica se intensificou e logo se espalhou que o novo álbum oficial seria uma "homenagem à cultura clubber". Um exagero. Apesar de o vídeo de "Discothèque" mostrar a banda em trajes de Village People, o projeto não foi tão radical assim. Os temas religiosos foram intensos e baladas como "If God Will Send His Angels" e "Wake Up Deadman" (uma sobra de "Zooropa") mostraram que "o disco de eletrônica" do U2 era mais um marketing dos músicos.

O álbum rendeu a überturnê PopMart, com o maior telão já criado para o showbiz, um limão móvel gigante e um arco em homenagem ao McDonald's que era visto até fora do estádio. E foi assim, em 1998, que o U2 passou pela primeira vez pelo Brasil, em um show complicadíssimo no Rio - inicialmente, seria no Maracanã, mas foi transferido para Jacarepaguá por problemas estruturais – e dois em São Paulo. Ao som de "Pop Muzik", Bono entrava no palco como um lutador de boxe e usava uma camiseta colada com desenhos de músculos. Não foi o momento mais brilhante do figurinista da banda.

Ouça: "Gone", "Please" e "If You Wear That Velvet Dress"
Curiosidade: O show no Maracanã não aconteceu porque a entrada do estádio era pequena para a passagem das peças do palco. Apesar dos problemas enfrentados no show no autódromo Nelson Piquet (um mega-trâmnsito fez com que grande parte do público perdesse boa parte da apresentação), The Edge lembra com carinho da passagem da banda. "Se Tóquio era a capital da Zoo TV, então o Rio de Janeiro era a capital do Pop."







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