terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Roger Keith Barrett (Syd Barret)




Roger Keith Barrett nasceu em Cambridge, Inglaterra, em 6 de janeiro de 1946, tem dois irmãos maiores e uma irmã mais nova chamada Rosemary. Filho de uma família abastada, seu pai morreu quando Syd tinha 12 anos. Foi uma criança perturbada por muitos temores que o impediram de adaptar-se no ambiente familiar e social. "Supõe-se que todo mundo foi feliz na infância; não sei porque, eu nunca fui". Apesar disto, desde pequeno sentiu a sua inclinação para a arte, talvez como uma válvula de escape. Inicialmente decidiu-se pela pintura, mas seu interesse pela música começou ainda na sua infância. "Meu primeiro instrumento foi um Ukelele... Quando tinha 11 anos ganhei um banjo de meus pais... Um ano mais tarde eu pedi e ganhei um violão. O primeiro que eu tive foi um violão acústico Hoffner 12, toquei nela durante 1 ano. Era um violão barato,eu aprendi a tocar com livros e com amigos..." Entre estes amigos se encontrava David Gilmour. Daqueles tempos Gilmour se recorda : "...Nós íamos para a sala de música tocar violão nos intervalos das aulas, ensinamos um ao outro, mas o estilo de Syd não era forte e eu estava um pouco mais adiantado neste aspecto. Syd era um tipo estranho mesmo para Cambridge, e de certo modo já era uma figura respeitada." O apelido 'Syd' lhe foi dado ainda na infância.

Pouco depois Syd se interessou pela guitarra elétrica "Aos quinze anos dei um passo adiante ao me tornar um orgulhoso posuuidor de uma guitarra elétrica. Com um pequeno amplificador que eu mesmo fabriquei entrei para meu primeiro grupo, 'Geoff Mott and the Mottoes' e nos apresentamos no Futurama 2. Tocávamos em festinhas, algumas músicas eram originais, mas tocávamos principalmente músicas instrumentais do 'The Shadows' e alguma canções americanas ...Geoff Mott era um grande vocalista ... Será que alguém sabe o que aconteceu com ele ?". O grupo se desfez e Syd passou a tocar blues, desta vez com um baixo. "Por alguns anos, desde que eu tinha 16, não estive em nenhum grupo em particular, durante este tempo comprei uma guitarra de 12 cordas e um baixo Hofner, o qual comecei a tocar mais tarde em outro grupo local, 'The Hollering Blues' " .

Syd iniciou seus estudos de 2º grau na ' Cambridge High School ', a mesma frequentada por Roger Waters. Waters estava dois anos letivos à frente Syd, mas firmaram uma forte amizade. Peter Jenner, o primeiro manager do Pink Floyd recorda-se : "Que eu me lembre, Syd era a única pessoa que agradava a Roger, a ponto de ir busca-lo em casa". Sobre Roger Syd comenta : "Roger era mais velho do que eu, tinhamos uma caminhonete tipo van e gastávamos bastante dinheiro em bares e festas...". Roger foi estudar na Escola de Arquitetura em Londres e Syd permaneceu em Cambridge. Foram tempo felizes para Syd Barrett.

Syd mudou-se para Londres com a intenção de estudar pintura na escola de arte de Camberwell, em Peckham, que ficava entre Cambridge e Londres. Nesta época saia com Roger Waters para Highgate. "Roger e eu dividíamos um apartamento em Londres. Estávamos interessados em tocar guitarra, Roger havia me dito que quando eu fosse para Londres formariamos um grupo. Assim me tornei membro do 'Abdabs'. Eu tive que comprar outra guitarra, porque Roger tocava o baixo, um Rickenbacker, e nós não queriamos um grupo com dois baixistas. Eu tocava a guitarra principal e depois de vários nomes nos decidímos pelo Pink Floyd". Em pouco tempo o grupo chamado " The Pink Floyd Sound " fez uma gravação no "Thompsan Private Record Company", um pequeno estúdio no porão de uma casa em Hemel Hampstead. Gravaram duas músicas, 'Lucy Leave', um tema original baseado no refrão da popular música 'Gloria', e 'I'm a King Bee', uma versão do tema de ' Slim Harpo '. As duas músicas eram rudimentares, mas também bastante criativas, onde podia-se notar que o grupo agora tinha um rumo e um estilo definido.

Demorou um ano até que retirassem o sufixo 'Sound ' do nome do grupo, e começaram a chamar atenção como parte do grupo de contra-cultura centrada na Free London School , que se reunia na All Saint's Church Hall. Em 15 de outubro de 1966 em uma festa em Roundhouse o Pink Floyd fez a sua estréia oficial.

As primeiras composições originais de Barrett incluiam 'Effervescing Elephant', escrita aos 16 anos de idade e 'Golden Hair', baseado no poema 'Chamber Music' de James Joyce. Syd estava sendo influenciado naquele tempo pelos Stones, Beatles e Byrds y Love. Pete Jenner, recuerda-se sobre a gravação das primeiras músicas : "...Eu estava lhe falando de uma música de Arthur Lee que eu não lembrava o nome, então cantarolei um pedaço. Syd pegou a guitarra e começou a acompanhar. Por fim saiu a trabalhar o padrão de acordes que mais tarde se tornaria a música 'Interstellar Overdrive' ". ' Interstellar Overdrive ' foi a música que conferiu a reputação de 'experimental' ao Pink Floyd e foi gravada pelo grupo durante as primeiras sessões no 'Chelsea's Sound Techniques' em fevereiro de 1967, juntamente com 'Arnold Layne', que faria parte do primeiro single do grupo. Este single tinha também a música 'Let's Roll Another One' que mais tarde levaria o nome de 'Candy and a Currant Bun'. O disco entrou para o "Top 30" e confirmou o grupo como uma atração nacional, o que permitiu a Syd Barrett dedicar-se a compor novos temas.

Em agosto de 1967 o PF lança seu primeiro LP , "The Piper at the gates of Dawn", que mostra Barrett como o líder natural do grupo e como compositor da maioria das músicas. Entretanto foi nesta época que Syd começou a apresentar um comportamento errático. Em novembro, apenas alguns meses depois do lançamento do LP falou compulsivamente em um programa de televisão e, logo depois, no programa de Pat Boone, não conseguiu responder nrnhuma das perguntas que foram feitas. Existe também o controvertido episódio do penteado de cabelo com Mandrax. Muitos afirmam ser verdadeiro. Syd teria misturado o Mandrax com creme para cabelo e usado a mistura em grande abundância no penteado. Sob o calor das luzes a mistura começou a escorrer pelo seu rosto, dando a impressão que Syd estava derretendo. Não é difícil imaginar porque os seus companheiros de grupo e a platéia não conseguiam se concentrar no show.

O ano de 1968 foi dos mais obscuro para Syd Barrett. Em janeiro David Gilmour integrou-se a banda para substituir a Syd quando este tinha um de seus bloqueios mentais, cada vez mais frequentes. Esta estrategia não funcionou e Syd tornou-se completamente incapaz de se apresentar ao público. Finalmente em 2 de Março de 1968 Syd abandonou definitivamente o grupo após uma conversa com Waters em Ladbroke Road. Roger convenceu Syd a tornar-se o compositor do grupo, mas sem tocar ao vivo. Isto nunca se confirmou, pois Syd nunca mais compos nada para o Pink Floyd. Syd iniciou uma grande série de gravações estranhíssimas com Peter Jenner, que acabaram dando em quase nada devido ao comportamento mais estranho ainda de Barrett. Surgiram apenas algumas músicas, entre elas 'Opel', 'Terrapin', 'Swan Lee' e 'Clowns and Jugglers'. Rumores a respeito de quebras de microfones e confusões generalizadas durante as gravações levaram a gravadora EMI a desistir de Syd Barrett.

Em março de 1969, quase um ano após a grande confusão, Syd perguntou a EMI se podia voltar a gravar. Como Syd Barrett havia sido o líder de uma das principais atrações da empresa e ainda estava sob contrato a sua volta foi aceita. Malcoln Jones foi escolhido para organizar a produção do novo material de Syd, que parecia bastante lúcido e estável apesar dos boatos que corriam. Syd explicou a Malcoln Jones que tinha grande quantidade de material novo e que desejava resgatar parte das gravações feitas com Peter Jenner. Tudo parecia muito bem para ser verdade. Imediatamente Malcoln Jones falou com Roy Featherstone, seu superior na EMI, tentando a recuperação artística de Barrett. Featherstone aceitou bem a idéia e consegiuiu a autorização do gerente de produções Ron White. Jones lembra que "... honestamente foi difícil convencer a ambos a autorizar as gravações de Syd, apesar de conhecerem seu potencial e seu êxito.".

O primeiro passo era determinar se o material disponível seria suficiente para um LP ou se seria lançado em singles. Depois era necessário encontrar um produtor que agradasse a Syd e a EMI. A empresa fazia questão da presença do produtor, temendo a repetição dos problemas ocorridos anteriormente. Sobre isto Malcoln lembra : "...eu nunca perguntei ao Syd sobre os rumores dos danos no estúdio, eu creio que, se há algo de correto nesses boatos, tudo tenha sido aumentado. Nenhum dos engenheiros de som da EMI fez referência a algum problema com Syd." A primeira opção de produtor foi Norman Smith, mas ele recusou pois estava trabalhando com o Floyd. Peter Jenner achou melhor se manter afastado do projeto. Qaundo Malcoln perguntou a Syd quem poderia ser o produtor, Syd simplesmente disse "Faça-o você" . Vale lembrar que em 1969 ninguém produzia seus próprios discos, nem mesmo os Beatles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário